O implante dentário é um procedimento odontológico realizado há décadas, mas que graças aos seus benefícios e avanços tem se popularizado ultimamente. Ele substitui as raízes dos dentes perdidos por má higiene bucal, acidentes entre outros motivos de forma prática e segura. Dessa forma, serve de suporte para várias próteses dentárias, proporcionando um sorriso mais saudável, bonito e natural.
E ao contrário do que se imagina, os implantes dentários não são indicados apenas para pacientes que perderam um ou dois dentes. A técnica pode reabilitar o sorriso até mesmo de quem perdeu todos os dentes. Isso porque existem diferentes tipos de implantes dentários, que permitem tratar diferentes casos clínicos. Saiba mais no artigo a seguir.
Tipos de implantes dentários: conheça os 5 mais comuns e saiba como eles podem transformar o seu sorriso
Os implantes dentários não apenas melhoram a estética do sorriso, mas também recuperam a função mastigatória, melhoram a fala e facilitam a higiene bucal. Contudo, existem diferentes tipos de implantes dentários e conhecê-los é a melhor maneira de obter os resultados desejados com o procedimento.
Implantes dentários unitários
São indicados para casos em que o paciente perdeu apenas um dente ou mais, desde que poucos e não sequenciais. A colocação do parafuso de titânio é feita no consultório do dentista com a aplicação de anestesia local. Após o período de cicatrização, que pode durar entre 2 e 6 meses, é colocada a coroa.
Implantes duplos (2 x 3)
O implante dentário duplo, por sua vez, é recomendado para pacientes que perderam três dentes consecutivos. Nesse caso, apenas dois pinos de titânio são fixados no osso, ficando a prótese do meio apoiada na gengiva.
Protocolo imediato sobre implantes
Entre os tipos de implantes dentários disponíveis, essa técnica se destaca. Ela é indicada para pacientes já usuários de dentaduras ou com vários dentes comprometidos. A técnica consiste em implantar de 4 a 8 parafusos de titânio no osso mandibular ou maxilar do paciente para sustentar próteses totais fixas. Na CDS Odontologia Digital esse procedimento pode ser feito em até 48h. Saiba mais.
Implantes dentários com prótese overdenture
Assim como no caso do protocolo imediato sobre implantes, a prótese overdenture é um dos tipos de implantes dentários recomendados para quem perdeu grande parte dos dentes ou todos eles.
A grande diferença é que nessa opção são instalados menos pinos, de 2 a 6 no total e na região frontal, o que torna o custo do procedimento mais acessível.
Após a cicatrização, a prótese total é fixada nos pinos, como uma dentadura removível. Sendo assim, ela terá mais estabilidade e poderá ser retirada para higienização.
Implante dentário zigomático
Outro entre os tipos de implantes dentários que merecem a nossa atenção é o zigomático. Ele consiste em instalar os pinos de titânio no osso da maçã do rosto do paciente. A técnica é indicada para pessoas com ausência ou atrofia do osso maxilar e de igual forma ajuda recuperar a função estética e mastigatória dos dentes.
Agora que você já conhece os principais tipos de implantes dentários, entre em contato com a CDS Odontologia Digital e marque uma consulta de avaliação para descobrir qual é o mais indicado para reabilitar o seu sorriso. Volte a sorrir com confiança e com os melhores tratamentos da atualidade. Agende já a sua consulta.