Já dizia o pensador: “o sorriso é a janela da alma e a porta de entrada para o coração”. Mas, o que fazer quando já não se tem mais um sorriso perfeito? Os implantes dentários são excelentes alternativas para recuperar a autoestima, a confiança e voltar a sorrir de forma espontânea.
O procedimento odontológico é indicado para pacientes com perda dentária parcial, total ou com dentes comprometidos. Ele ajuda a recuperar a função estética e mastigatória dos dentes, proporcionando mais saúde, bem-estar e qualidade de vida a pessoas de todas as idades. Descubra tudo sobre implantes dentários no artigo a seguir.
O que são implantes dentários?
Quem deseja saber tudo sobre implantes dentários osseointegráveis, precisa entender que tratam-se de estruturas metálicas fixadas dentro do osso maxilar para substituir as raízes dos dentes. Feitas de titânio puro, elas são implantadas por meio de cirurgia e depois de instaladas, passam a servir de suporte para os dentes artificiais.
Para que você tenha um melhor resultado com o tratamento, é realizada uma avaliação clínica com o odontologista. Nessa primeira consulta, é feito um estudo digital do caso e caso haja aprovação, a prótese fica pronta em 48h. Depois de pronta, o procedimento cirúrgico é marcado.
A cirurgia é rápida, segura e é realizada com sedação endovenosa. Dessa forma, o procedimento se torna indolor e proporciona maior conforto pós-operatório.
Quem pode fazer?
De acordo com a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), anualmente são realizados mais de 1 milhão de implantes dentários no país. E tamanha procura tem suas justificativas: o procedimento é acessível, melhora a mastigação e a comunicação das pessoas.
E como o objetivo deste artigo é permitir que você descubra tudo sobre implantes dentários, vale a pena mencionar que nem todas as pessoas podem realizar o procedimento. Para fazer um implante dentário, você precisa ter gengivas e ossos maxilares saudáveis para sustentar as estruturas metálicas implantadas.
Além disso, você também deve assumir alguns compromissos:
- Manter uma boa higiene bucal;
- Manter a frequência das consultas com o dentista.
Por exigir boa estrutura óssea, os implantes dentários também não são recomendados para crianças e adolescentes. Isso porque nessas fases, o indivíduo ainda está passando pelo processo de formação óssea. Sendo assim, o osso ainda não conta com a resistência necessária para suportar o procedimento.
Vantagens dos implantes dentários
Se você chegou até aqui, já descobriu quase tudo sobre implantes dentários. Contudo, falta ainda compreender as vantagens e os benefícios que esse procedimento odontológico pode te oferecer a curto, médio e longo prazos:
- Recupera a função estética e mastigável do sorriso, bem como a autoestima do paciente;
- Possui excelente resistência mecânica;
- Os implantes dentários são estruturas firmes, que não se movimentam na boca durante a fala ou alimentação;
- Serve de suporte para dentes substitutos contíguos ou isolados.
Agora que você já sabe tudo sobre implantes dentários, já pode dar o primeiro passo rumo a um sorriso mais bonito. Entre em contato com a CDS Odontologia Digital e descubra os melhores tratamentos odontológicos para recuperar a sua autoestima, confiança, saúde e bem-estar.