Assim como as lentes de contato dental, o implante dentário também pode transformar o seu sorriso. Afinal, ele substitui as raízes dos dentes perdidos e serve como suporte para os dentes artificiais. Sendo assim, a solução odontológica pode restabelecer a função mastigatória dos dentes, melhorar a pronúncia das palavras e recuperar a estética do sorriso, impactando positivamente na autoestima e confiança do paciente.
Mas, será que o implante dentário é seguro? O procedimento dói? Tem risco de rejeição? A resposta para essas e outras perguntas você confere no artigo a seguir. Acompanhe!
Implante dentário é seguro? Saiba mais sobre o procedimento
Um implante dentário nada mais é do que um parafuso de titânio afixado no osso mandibular ou maxilar do paciente. Sua principal função é substituir as raízes de dentes extraídos por causa de problemas bucais ou por causa de quebras acidentais.
Após ser implantado, o parafuso passa a atuar como suporte para os dentes artificiais, como coroas dentárias, dentaduras entre outras próteses. Ou seja, o implante dentário é uma alternativa prática, eficaz e imperceptível de recuperar a estética do sorriso e a autoestima independentemente da idade.
E caso você ainda esteja analisando a alternativa por não saber se o implante dentário é seguro, continue lendo este artigo. Nos próximos tópicos você vai conhecer as vantagens do procedimento e como ele pode impactar em sua saúde e bem-estar.
Sem riscos de rejeição
O implante dentário é feito com parafusos de titânio, um metal anticorrosivo e compatível com o organismo humano. Por ser inerte ao osso, promove excelente osseointegração sem riscos de rejeição.
É claro que para toda regra existe uma exceção. Fumantes, diabéticos com glicemia não controlada e pessoas com enfraquecimento ósseo podem apresentar dificuldades de osseointegração. Contudo, isso acontece por causa do problema de saúde preexistente e não por causa do implante de titânio.
Feito com anestesia
Quem busca saber se o implante dentário é seguro, também precisa entender que o procedimento é cirúrgico e como tal, é feito com anestesia. O implante pode ser feito com anestesia geral ou sedação endovenosa, para tornar o procedimento indolor e permitir melhor recuperação pós-operatória.
Implante dentário é seguro, mas só para maiores de 18 anos!
Para tornar o implante dentário seguro e com possibilidade de bons resultados, o procedimento é contraindicado para crianças e jovens com menos de 18 anos. Isso porque até essa idade, o indivíduo ainda está em fase de formação óssea. Sendo assim, o osso não tem ainda a resistência necessária para suportar o implante dentário.
O nosso objetivo com este artigo foi mostrar a você que o implante dentário é seguro e que ele pode recuperar o seu sorriso com naturalidade. Para isso, no entanto, o procedimento deve ser feito por profissionais experientes em reabilitação orofacial.
Na CDS Odontologia Digital você encontra profissionais altamente qualificados, tem atendimento de excelência e acesso às melhores soluções odontológicas da atualidade. Clique aqui e agende a sua avaliação!