O implante dentário é a solução para recuperar a autoestima e voltar a sorrir com confiança. O procedimento odontológico, que consiste em implantar parafusos de titânio no osso mandibular ou maxilar do paciente, é seguro e oferece excelentes resultados estéticos. Com ele, é possível substituir as raízes dos dentes perdidos e fixar próteses fixas que ficam semelhantes aos dentes naturais.
Mas será que até mesmo quem perdeu todos os dentes pode se beneficiar com o procedimento? Se esse é o seu caso, este artigo traz uma excelente notícia para você! Continue a leitura e descubra como reabilitar a função estética e mastigatória do sorriso com o implante dentário total.
Como é feito o implante dentário total?
O implante dentário osseointegrável total substitui várias raízes de dentes perdidos ao mesmo tempo. O procedimento é indicado para quem perdeu vários dentes ou até mesmo todos, seja em decorrência de cáries, acidentes ou doenças periodontais.
Assim como os outros tipos de implantes, o procedimento também consiste em implantar no osso do paciente parafusos de titânio, material altamente resistente e projetado para durar a vida toda. Além da durabilidade, vale dizer que o titânio é biocompatível com o corpo humano e não é rejeitado pelo organismo.
Na verdade, o que diferencia o implante dentário para um dente e para vários ao mesmo tempo é a quantidade de incisões que o cirurgião-dentista deverá fazer na gengiva do paciente para colocar os pinos. Quanto à prótese, esta é parafusada sobre os implantes dentários.
Tipos de próteses para implante dentário total
Diferentemente do implante dentário simples, em que após o tempo de recuperação da cirurgia é afixada uma coroa no lugar do dente perdido, no implante dentário total é fixada uma prótese, que tem como objetivo substituir dois ou mais dentes de uma só vez. Além disso, duas são as possibilidades de próteses que podem ser usadas nesse caso:
Prótese protocolo
A prótese protocolo é parafusada diretamente nos pinos de titânio colocados no osso do paciente. Ou seja, trata-se de uma excelente alternativa ao uso de dentaduras, que cobrem o céu da boca, prejudicam o paladar e ainda se movem durante a fala ou mastigação.
Nesse caso, são colocados de 4 a 8 pinos de titânio para que sirvam como suporte para a prótese protocolo. Esta, por sua vez, fica fixa e somente pode ser retirada pelo cirurgião-dentista.
Prótese Overdenture
Já a prótese overdenture exige menos implantes dentários, que variam de 2 a 6 pinos de titânio. Além disso, trata-se de uma prótese removível, o que facilita a higienização pelo paciente. Todavia, apesar de ser móvel, a prótese possui excelente fixação na boca. Assim como a protocolo, não se move durante a fala ou durante a mastigação.
Implante dentário total: o procedimento dói?
Saber se a cirurgia para colocar implantes dentários dói é uma dúvida muito comum, principalmente quando o assunto é recuperar todos os dentes da boca. A boa notícia é que o procedimento é seguro e indolor, pois é feito no consultório do cirurgião-dentista com sedação endovenosa.
Agora que você já sabe que é possível voltar a sorrir com total confiança com implantes dentários, entre em contato com a CDS Odontologia Digital e marque a sua avaliação.
Ainda em dúvida sobre o procedimento? Então baixe gratuitamente este e-book, pois ele foi feito especialmente para você. Durante a leitura você vai entender como o implante dentário pode transformar o seu sorriso e onde encontrar os melhores profissionais para executar a técnica com segurança e excelentes resultados. Confira!