De acordo com o IBGE, cerca de 11% da população brasileira vive sem nenhum dente e 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias. Nesse cenário, os implantes dentários surgem como instrumento de recuperação da autoestima e confiança das pessoas. Eles substituem as raízes dos dentes perdidos e oferecem mais estabilidade a várias próteses dentárias.
Quer saber como recuperar o seu sorriso com implantes dentários? Continue a leitura e descubra o que são, para quais casos são indicados e onde colocar com total segurança!
O que são implantes dentários?
Implantes dentários são estruturas metálicas (normalmente de titânio) afixadas no osso maxilar ou mandibular do paciente por meio de um processo cirúrgico indolor e de fácil recuperação. Após instalados, os parafusos de titânio passam a substituir as raízes dos dentes perdidos, oferecendo suporte aos dentes artificiais.
Além de melhorar a estética, a solução odontológica também reabilita a função mastigatória do sorriso e impede problemas bucais como movimentação dos dentes, perda óssea e prejuízos nas articulações dos maxilares.
Para quais casos os implantes dentários são indicados?
- Extração de um ou mais dentes por causa de problemas bucais (cáries, infecções);
- Perda parcial ou total dos dentes por causa de acidentes;
- Perda dentária causada por quebras ;
- Agenesia dentária (falta congênita de dentes).
Quem pode se beneficiar com o procedimento?
Conforme pontuamos anteriormente, os implantes dentários são indicados para quem teve perda de um ou mais dentes. Contudo, existem ainda algumas recomendações para a colocação dos parafusos de titânio, a saber:
- Ter boa saúde e higiene bucal;
- Gozar de boa saúde óssea;
- Não fumar.
Contraindicações dos implantes dentários
Se existem algumas recomendações para o uso dos implantes dentários, não é de se admirar que existam contraindicações também. Apesar de poucas, elas devem ser observadas para garantir a saúde e um bom resultado com o procedimento. Entenda a seguir.
Menores de 18 anos de idade
Como as estruturas metálicas são implantadas no osso mandibular ou maxilar do paciente, é necessário que a estrutura óssea do indivíduo possua resistência suficiente para aguentar o procedimento. Por estarem em fase de formação óssea, os implantes dentários são contraindicados em crianças e jovens.
Quem sofre com osteoporose e diabetes
A osteoporose é uma doença caracterizada pelo enfraquecimento ósseo. Sendo assim, é possível que os implantes dentários causem rachaduras no osso ou que não consigam se fixar nele, já que o osso se torna mais poroso.
No caso de portadores de diabetes, o procedimento não deve ser realizado em indivíduos com a glicemia descontrolada. Em primeiro lugar porque a descompensação glicêmica pode atrapalhar o processo de osseointegração dos parafusos de titânio. Em segundo lugar porque o próprio procedimento cirúrgico pode elevar mais ainda o nível glicêmico do paciente, colocando a sua saúde em risco.
Fumantes
O hábito de fumar por si só não impede a colocação de implantes dentários. Contudo, o tabagismo torna o processo de osseointegração mais lento e favorece o surgimento de doenças periodontais.
Vantagens dos implantes dentários
- Melhorar a mastigação e a comunicação (pronúncia das palavras);
- Restabelecer a estética bucal;
- Impedir o deslocamento dos dentes vizinhos;
- Facilitar a higiene bucal;
- Oferecer mais estabilidade a várias próteses;
- Recuperar a autoestima e a confiança.
Agora que você já sabe que os implantes dentários podem recuperar o seu sorriso, falta saber onde colocá-los com total segurança e sob supervisão de profissionais especializados.
Na CDS Odontologia Digital, o Dr. Chateaubriand e sua equipe estão prontos para oferecer a você a melhor experiência com o procedimento, por meio de um atendimento de excelência e alta tecnologia. Agende sua avaliação!