Você já ouviu falar em lentes de contato dental? Também chamadas de laminados cerâmicos, elas representam o que há de mais moderno na estética odontológica. Elas corrigem pequenas imperfeições dentárias, melhoram a coloração dos dentes e deixam o sorriso mais harmônico e natural.
O que são lentes de contato dental?
As lentes de contato dental são lâminas cerâmicas ultrafinas que servem para disfarçar ou corrigir imperfeições nos dentes. Com uma espessura que varia entre 0,3 e 0,5 milímetros, elas são imperceptíveis e promovem um sorriso mais bonito de forma natural.
Quanto ao material de fabricação, as lentes podem ser fabricadas em resina, porcelana ou em dissilicato de lítio. Este último, por sua vez, é o que apresenta melhores resultados. Isso porque é um material superior à resina e à porcelana tanto em qualidade quanto em resistência. Sendo assim, tem durabilidade maior e é mais resistente aos pigmentos dos alimentos.
Para quais casos são indicadas?
Versáteis, as lentes de contato dental são indicadas para os seguintes casos:
- Dentes amarelados e/ou manchados;
- Espaço entre os dentes (diastemas);
- Dentes com pequenas lascas ou quebrados;
- Alterações no formato dos dentes;
- Dentes curtos ou desalinhados.
Como é feito o procedimento?
O procedimento começa por uma consulta de avaliação com um profissional especializado (odontologista). Ela leva em consideração a queixa do paciente e estudo da sua arcada dentária. Para tal, o profissional solicita vários exames complementares, como radiografia panorâmica e escaneamento digital 3D. Além disso, também é realizada uma sessão fotográfica dos dentes, sorriso e da face.
A partir dessas informações, o profissional confecciona as lentes de contato dental. Já os passos seguintes dizem respeito ao preparo dos dentes e cimentação dos laminados. Estima-se, inclusive, que todo o procedimento seja concluído em duas ou três consultas.
Precisa desgastar os dentes?
Não, não é necessário desgastar os dentes. O desgaste só é necessário quando o paciente já tem dentes desgastados por causa de restaurações, coroas ou ausência de dentes. Na maioria das vezes apenas é necessário um ajuste para a confecção das lentes sem nenhuma retenção ou excesso de material.
Como é feita a manutenção das lentes de contato dental?
Os cuidados com as lentes de contato dental iniciam com uma boa higiene bucal. É preciso escovar bem os dentes após as refeições, passar fio dental e enxaguante bucal. Todavia, recomenda-se o uso de escovas mais macias e cremes dentais menos abrasivos para não comprometer o brilho e a superfície das lentes. Além disso, recomenda-se não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso e visitar o dentista regularmente.
E por falar em visitar o dentista, é válido destacar que após o período de 6 meses as lentes de contato devem passar por manutenção periódica. A manutenção é feita anualmente, contribui para a longevidade dos laminados e previne problemas bucais como cáries e gengivite. Com uma boa higiene bucal e manutenção em dia, os laminados cerâmicos podem durar até 20 anos.
Quer saber mais sobre as lentes de contato dental e como elas podem melhorar o seu sorriso e recuperar a sua autoestima? Então entre em contato com a CDS Odontologia Digital e agende a sua avaliação.