Você decidiu sorrir novamente com confiança, mas está com dúvidas sobre o tempo de duração de implante dentário? Essa é uma dúvida muito comum entre todos aqueles que desejam recuperar a estética e a função mastigatória do sorriso e, por isso, a CDS Odontologia Digital preparou um artigo especial para esclarecer essa questão. Acompanhe!
Qual é a duração de implante dentário?
Antes de explicarmos sobre a duração de implante dentário, é importante compreender do que se trata o procedimento propriamente dito. Na verdade, o implante é o pino de titânio afixado no osso mandibular ou maxilar do paciente. Após o período de cicatrização (osseointegração), o pino de titânio passa a servir de suporte para vários outros tipos de próteses, ou seja, os dentes artificiais (coroas, dentaduras, entre outros).
E por que estamos explicando sobre isso? Para que você compreenda que o implante dentário e a prótese, que geralmente é feita de porcelana, são produtos diferentes. E, portanto, possuem durabilidades diferentes. Na prática, o implante dentário pode durar a vida toda, desde que se tenha os cuidados necessários. Porém, a prótese tem durabilidade menor, entre 15 e 20 anos, pois assim como os dentes naturais, está sujeita a desgastes.
Implante odontológico x enxerto ósseo
Outro detalhe sobre a duração de implante dentário diz respeito ao enxerto ósseo. Caso o paciente não tenha massa óssea suficiente para segurar o pino de titânio, é preciso reconstruir a área para que esta possa receber o implante.
Nesse caso, são retirados fragmentos ósseos de outras partes da mandíbula ou do maxilar do paciente e implantados no local. Assim como o pino de titânio, o enxerto ósseo dura para a vida toda.
Cuidados para prolongar a duração de implante dentário
Conforme pontuamos anteriormente, o implante dentário pode durar a vida toda, desde que sejam tomados os cuidados necessários com o pino de titânio. E quais cuidados seriam esses? Confira a seguir as principais recomendações de especialistas:
- Manter uma boa higiene bucal;
- Evitar o tabagismo, principalmente no período de osseointegração;
- Evitar hábitos como roer as unhas e abrir recipientes com os dentes;
- Fazer o implante dentário com um cirurgião-dentista experiente;
- Seguir à risca as recomendações médicas no período de cicatrização.
Benefícios de fazer um implante dentário
Agora que você já conhece a durabilidade do implante dentário, bem como a diferença entre os elementos que compõem, é hora de compreender os muitos benefícios que o procedimento oferece. Entre os principais, destacam-se:
- Recuperação da função estética e mastigatória do sorriso;
- Melhora na pronúncia das palavras;
- Mais facilidade para realizar a higiene bucal;
- Evita que os outros dentes se movimentem na boca, desalinhando a arcada dentária;
- Oferece mais firmeza a próteses como dentaduras;
- Recuperação da autoestima e da confiança do paciente.
Gostou de conhecer a duração de implante dentário? Está pronto para voltar a sorrir com essa solução odontológica prática, segura e eficaz? Então entre em contato com a CDS Odontologia Digital e conheça os nossos tratamentos para reabilitar o seu sorriso e recuperar a sua autoestima!