O implante odontológico é um procedimento dental que tem como principal objetivo recuperar a função estética e mastigatória do sorriso. Para tal, parafusos de titânio são fixados dentro do osso mandibular ou maxilar do paciente, com a finalidade de substituir as raízes dos dentes perdidos.
E é justamente por ser um procedimento cirúrgico que o implante odontológico causa medo em muita gente. Dói colocar os implantes? Como é feito o procedimento? Como é o pós-operatório? Para te tranquilizar sobre esse procedimento odontológico que é muito eficiente, simples e prático, a CDS Odontologia Digital preparou uma matéria super interessante sobre o assunto. Vale a pena conferir!
Por que colocar um implante odontológico?
Ao contrário do que se imagina, o implante odontológico não cumpre apenas função estética. É verdade que ele ajuda a recuperar a autoestima do paciente, já que possibilita o uso de diversas próteses que substituem os dentes perdidos. Assim, o paciente pode voltar a sorrir de forma natural, confortável e principalmente segura.
Todavia, perder um ou mais dentes não significa apenas ter a estética bucal comprometida. Quando você perde dentes, o espaço que sobra faz com que os demais acabem se movimentando pela boca, desalinhando toda a arcada dentária. E isso, por sua vez, compromete a mastigação e a fala. Além disso, a falta de dentes dificulta a higiene bucal e facilita o surgimento de cáries e doenças periodontais.
Por esses motivos, o implante dentário é uma excelente alternativa para substituir os dentes perdidos. Ele serve como suporte para diferentes tipos de próteses, reabilitando o sorriso, a mordida, a mastigação e principalmente a autoestima do paciente.
Como é feito o procedimento?
O procedimento cirúrgico é seguro, simples e é feito no próprio consultório do dentista. Para implantar os pinos de titânio que irão substituir as raízes dos dentes, é feito um corte na gengiva para que se possa alcançar o osso mandibular ou maxilar do paciente. Na sequência, esse osso é perfurado para encaixar o parafuso de titânio.
Após o período de osseointegração, ou seja, o período de cicatrização, que pode durar entre 3 meses e 6 meses, é possível encaixar a prótese no pino de sustentação. E como ele tem a função da raiz do dente, oferece mais firmeza ao dente artificial.
Afinal, colocar implante odontológico dói?
Se esse é o questionamento que tem te impedido de voltar a sorrir com confiança, a resposta é não. O implante dentário não dói. Isso porque antes do procedimento, o cirurgião-dentista aplica no paciente uma anestesia, cujo efeitos perduram até o término do procedimento.
Recuperação pós-operatório
Com o fim do efeito da anestesia, é comum que o local onde foi feito o implante odontológico incomode um pouco. No entanto, vale a pena destacar que não chega a ser uma dor, é apenas um incômodo bem sutil, que pode ser tratado perfeitamente com o uso de analgésicos.
Além disso, é importante frisar também que o incômodo dura apenas algumas horas após o procedimento. Portanto, se você ainda não voltou a sorrir por medo de colocar um implante odontológico, já pode reconsiderar a sua decisão.
E quando reconsiderar a sua decisão, não se esqueça de buscar um bom profissional para realizar o procedimento. Na CDS Odontologia Digital você encontra profissionais altamente qualificados e tecnologia de ponta para um diagnóstico preciso e um tratamento com excelentes resultados. Entre em contato conosco e marque a sua avaliação.