Você já ouviu falar em lente de contato dental? O laminado cerâmico, como também é chamado o recurso, disfarça pequenas imperfeições, melhora o contorno, o alinhamento e a coloração dos dentes. Imperceptível, já que possui menos de 1mm de espessura, o tratamento odontológico melhora a estética dental, reabilita o sorriso e recupera a autoestima das pessoas.
A lente de contato dental é indicada para quem tem alterações no formato dos dentes, dentes desalinhados, com pequenas lascas ou espaçamentos. Quem tem dentes escurecidos, muito pequenos e já desgastados por outros procedimentos, também pode se beneficiar com o tratamento.
Apesar de proporcionarem vários benefícios estéticos, as lâminas ultrafinas não são todas iguais. Elas são confeccionadas em materiais diferentes, que se aplicam a casos distintos. Conhecê-los, portanto, é a melhor maneira de obter bons resultados com o procedimento. Entenda a seguir.
Lente de contato dental: 5 tipos de materiais usados
A lente de contato dental deixa o sorriso mais harmônico e bonito, na medida em que trata diferentes problemas estéticos. Elas são confeccionadas de acordo com as características do paciente e conforme os resultados que ele pretende alcançar.
Mas ao contrário do que se imagina, as facetas ultrafinas não são todas iguais. Elas podem ser fabricadas com cinco materiais distintos, que possuem indicações estéticas e terapêuticas diferentes, a saber:
Cerâmica feldspática convencional
Também conhecida como porcelana, a cerâmica feldspática convencional é o material mais utilizado em procedimentos estéticos dentários e próteses dentárias. Apesar de possuir boa resistência e de ser bastante popular, oferece maiores riscos de fraturas e de cáries dentárias.
Cerâmica feldspática reforçada
Outro material muito utilizado na confecção da lente de contato dental é a cerâmica feldspática reforçada. Trata-se, na verdade, da evolução da cerâmica convencional, já que neste caso, o material é reforçado por leucita. Isso, por sua vez, garante maior durabilidade ao laminado, bem como melhores resultados estéticos.
Dissilicato de lítio
É o material preferido da CDS Odontologia Digital para a confecção da lente de contato dental. Afinal, a porcelana reforçada com dissilicato de lítio proporciona uma faceta ultrafina resistente, durável e com capacidade de imitar com perfeição as características dos dentes naturais.
Silicato de lítio reforçado por zircônia
O acréscimo da zircônia, forma cúbica cristalina do dióxido de zircônio, ao dissilicato de lítio produz uma lente de contato dental ainda mais resistente. O material é geralmente utilizado em coroas dentárias, mas ultimamente tem sido aplicado em laminados cerâmicos graças à sua resistência, durabilidade e ótimos efeitos estéticos.
Zircônia translúcida
A incorporação de óxido de zircônia nos laminados cerâmicos traz ainda mais resistência e durabilidade à faceta. Mas não apenas isso. O material é o que mais se aproxima das características dos dentes naturais, como transparência e coloração. Por isso, é o material mais indicado para todos aqueles que desejam excelentes resultados estéticos com a lente de contato dental.
Agora que você já conhece os principais materiais usados na confecção das lentes de contato dental, entre em contato com a CDS Odontologia Digital para obter uma análise profissional e descobrir qual é o mais indicado para o seu caso. Ainda com dúvidas sobre o procedimento? Neste artigo, a CDS esclarece as 10 principais dúvidas sobre lentes de contato dental. Vale a pena conferir!