Após as polêmicas sobre o uso de lente de contato dental envolvendo os cantores Kevinho e Simaria, muitas pessoas têm questionado se o procedimento é seguro. Vale dizer que os laminados cerâmicos, como também são chamadas as lentes, representam o que há de mais moderno em estética dental e atualmente estão entre os tratamentos mais procurados por quem deseja recuperar o sorriso de forma rápida e sem cirurgias.
Então, por que para algumas pessoas os resultados não são tão positivos? É preciso realmente desgastar os dentes? Entenda a seguir como é feito o procedimento e quais cuidados adotar no dia a dia para evitar problemas.
Afinal, o que é lente de contato dental? Como é feito o procedimento?
As lentes de contato dental são lâminas ultrafinas de porcelana ou silicato de lítio. Elas têm como principal função cobrir os dentes e disfarçar pequenas imperfeições como dentes desalinhados, com pequenas rachaduras ou quebrados, separados (diastemas) e com alterações de cor (amarelados ou escurecidos).
A lente de contato dental é produzida individualmente para cada dente e suas necessidades específicas. Isso, por sua vez, oferece um resultado estético superior, que respeita inclusive a naturalidade do sorriso.
Antes da colocação das lentes, o paciente deve se submeter a uma consulta clínica com um dentista experiente no assunto, para avaliar as suas necessidades e objetivos com o tratamento. A partir de exames de imagem, escaneamento digital 3D e sessão fotográfica dos dentes, sorriso e face, o profissional dá início ao planejamento das lentes de contato. Após o teste do projeto (mockup) e aprovação pelo cliente, as lentes são então confeccionadas.
Lentes prontas, é hora da consulta para o preparo e cimentação do procedimento. Este, inclusive, é prático e rápido. Com duas ou três consultas apenas o paciente já pode voltar a sorrir com confiança.
Lente de contato dental acaba com os dentes?
Se você acredita que as lentes de contato dentárias estragam os dentes, é hora de desconstruir essa ideia. Só para se ter uma ideia, até mesmo os desgastes tão temidos nem sempre são necessários. A menos que o paciente já tenha feito algum procedimento estético ou já tenha os dentes comprometidos por tratamentos anteriores.
Mas, apesar disso, o uso de lente de contato dental exige alguns cuidados necessários para garantir a durabilidade do procedimento e a saúde bucal do paciente. Isso porque elas podem facilitar o acúmulo de sujeira e tártaro, e dessa forma, causar cáries, infiltrações e gengivite.
Por isso, por mais bem instaladas que sejam, o paciente deve fazer uma excelente higiene bucal e ainda observar outros cuidados, tais como:
- Escovar os dentes sempre após as refeições, lembrando do uso de fio dental e do enxaguante bucal;
- Evitar o consumo exagerado de alimentos e bebidas ácidas como refrigerante e café;
- Não abrir recipientes com os dentes como tampas de garrafas, esmaltes de unhas entre outros;
- Ter cuidado com o hábito de apertar os dentes e morder objetos como canetas e lápis, por exemplo;
- Visitar o dentista regularmente para a correta limpeza e manutenção das lentes de contato dental.
As lentes de contato dental são um procedimento estético seguro e com excelentes resultados, desde que aplicadas por profissionais experientes e que o paciente tenha todos os cuidados acima mencionados.
Quer voltar a sorrir com confiança e sem cirurgias? Então entre em contato com a CDS Odontologia Digital e marque a sua avaliação. Enquanto espera pela consulta, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre o procedimento?
Neste infográfico você vai descobrir tudo o que precisa sobre as lentes de contato dental e vai entender porque elas são as melhores soluções para recuperar a sua autoestima! Baixe grátis e aproveite!