Tanto a lente de contato dental quanto as facetas de porcelana representam o que há de mais moderno em tratamentos estéticos odontológicos. Afinal, ambas opções disfarçam alterações na cor, na forma, no tamanho e no alinhamento dos dentes. Com isso, possibilitam sorrisos mais harmônicos, bonitos e naturais.
Mas qual é a diferença entre as lentes de contato dental e as facetas de porcelana? Qual opção escolher? Confira neste artigo as principais características de cada procedimento, quando optar por uma ou outra opção e qual é a melhor alternativa para o seu sorriso.
O que são lentes de contato dental?
Também chamadas de laminados cerâmicos, as lentes de contato dental são capas de porcelana com espessura de menos de 0,5 mm. Elas cobrem a parte da frente dos dentes, disfarçam pequenas imperfeições e restauram os dentes sob o aspecto estético.
E facetas de porcelana, o que são?
Assim como as lentes de contato dental, as facetas de porcelana também têm o poder de transformar sorrisos. Até mesmo porque também tratam-se de laminados cerâmicos que recobrem os dentes e disfarçam imperfeições. Contudo, as facetas de porcelana possuem uma espessura maior, geralmente de 7mm.
Lente de contato dental x facetas de porcelana: qual escolher?
Em primeiro lugar, é preciso explicar que a escolha por uma técnica ou outra é feita por um dentista. Para definir qual é a melhor restauração para cada caso, o profissional considera fatores como restaurações anteriores, alterações na cor e no formato dos dentes, entre outros detalhes.
Entenda para quais casos cada procedimento é indicado.
Lentes de contato dental
Como as lentes de contato são mais fininhas, são indicadas para pequenas correções, tais como:
- Diastemas (espaçamento entre os dentes);
- Aumento do comprimento e da largura dos dentes (alinhamento);
- Arredondamento de ângulos;
- Correções sutis de cor (dentes amarelados).
Também por serem mais fininhas, as lentes de contato dental dispensam o desgaste dos dentes.
Facetas de porcelana
Como pontuamos anteriormente, as facetas de porcelana são laminados de maior espessura, geralmente de 7mm. Sendo assim, são indicadas para restaurações mais severas, que podem incluir desgastes dos dentes. Veja a seguir.
- Dentes tortos ou mal posicionados;
- Dentes escurecidos por tratamento de canal;
- Dentes manchados por causa do uso de medicamentos;
- Dentes com restaurações anteriores.
Benefícios dos laminados cerâmicos
Ambos os laminados cerâmicos oferecem excelentes resultados estéticos, desde que seja escolhida a opção ideal para cada caso e o procedimento seja realizado por um profissional especializado. Além de recuperarem o sorriso e a autoestima de milhares de pessoas anualmente, os laminados cerâmicos também oferecem os seguintes benefícios:
- Durabilidade: tanto as lentes de contato dental quanto as facetas de porcelana podem durar até 20 anos, se bem cuidadas;
- Procedimentos não invasivos: mesmo quando há a necessidade de desgaste dos dentes, o preparo é minimamente invasivo, indolor e rápido;
- Tratamento individualizado: os laminados cerâmicos são confeccionados conforme a necessidade de cada paciente e envolve exames como radiografia, sessão fotográfica dos dentes, sorriso e face, além de escaneamento digital em 3D para promover excelentes resultados;
- Agilidade: entre o planejamento dos laminados cerâmicos e a colocação das peças são necessárias apenas duas ou três consultas.
Agora que você já conhece as diferenças entre lentes de contato dental e facetas de porcelana, já pode entrar em contato com a CDS Odontologia Digital para marcar a sua avaliação. Ainda em dúvidas se os laminados cerâmicos são as melhores opções para restaurar o seu sorriso? Então baixe gratuitamente este material e saiba tudo sobre as lentes de contato dental CDS.