Também conhecida como laminado cerâmico, a lente de contato dental tem ajudado milhares de pessoas a recuperarem a autoestima nos últimos anos. E não é para menos: o tratamento odontológico não invasivo corrige pequenas imperfeições nos dentes, como alterações na cor, alinhamento, espaçamento e tamanho de forma prática e rápida.
Confeccionadas em dissilicato de lítio, material superior à porcelana em qualidade, durabilidade e resultados estéticos, as lentes de contato dental podem durar até 20 anos, desde que bem cuidadas. Mas será que a lente pode cair ou quebrar? E por que será que isso acontece? E mais: o que fazer nesses casos? Entenda a seguir.
Minha lente de contato dental caiu ou quebrou. E agora?
A lente de contato dental é uma capa de porcelana com menos de 0,5mm que, quando colada a um dente, pode alterar as suas dimensões, cor e espaçamento, por exemplo. Apesar de ser feita de um material bem resistente e de alta durabilidade, ainda assim trata-se de uma estrutura fininha, delicada e que exige alguns cuidados para aumentar a sua vida útil.
Embora a queda ou a quebra não sejam situações muito comuns, alguns fatores podem contribuir para os problemas, tais como:
- Erro na cimentação das lentes;
- Uso de adesivos de má qualidade;
- Má higiene bucal;
- Hábitos nocivos como roer unhas ou abrir objetos com os dentes.
- Bruxismo.
O que fazer em casos de quedas?
Se a sua lente dental cair, a primeira coisa que você deve fazer é recolher a peça de porcelana e procurar o dentista responsável pelo procedimento. Nesse caso, o profissional vai avaliar a integridade do laminado e caso esteja em perfeitas condições, um novo procedimento de cimentação da peça ao dente deverá ser realizado.
E em casos de quebra, como proceder?
De igual forma, você também deve recolher a peça de porcelana e levá-la até o seu dentista. Contudo, caso esteja danificada, o indicado é fazer um recondicionamento do dente e a confecção de uma nova lâmina de porcelana.
Como aumentar a durabilidade da sua lente de contato dental?
Como você pode perceber, a lente de contato dental é um tratamento odontológico que promove um sorriso mais bonito e natural. Considerada segura, com excelentes efeitos estéticos e alta durabilidade, a técnica disfarça pequenas imperfeições nos dentes e atualmente é um dos procedimentos mais procurados em clínicas e consultórios odontológicos.
Apesar de ser resistente, a lente de contato dental requer alguns cuidados para ter as suas características preservadas por muito tempo, conforme os que você confere a seguir:
- Tenha uma boa higiene bucal: escove os dentes regularmente com uma escova dental macia, passe sempre fio dental e enxaguante bucal;
- Evite cremes dentais abrasivos;
- Em caso de bruxismo, utilize a placa apropriada durante a noite para evitar desgastes no laminado cerâmico;
- Visite o dentista regularmente: a lente de contato dental exige manutenção periódica. Portanto, não negligencie as consultas com o dentista.
Sua lente de contato dental caiu ou quebrou? Entre em contato com a CDS Odontologia Digital e marque a sua avaliação. Em nossa clínica, você encontra profissionais altamente qualificados e as melhores soluções odontológicas do mercado para você voltar a sorrir com total segurança.
Ainda não colocou seus laminados cerâmicos? Então baixe gratuitamente este material, descubra tudo sobre as lentes de contato dental da CDS e saiba como ter um sorriso perfeito!